A quebra do espelho

vamos brincar de analisar o jogo?

Pois bem. Eis que Elenita saiu. Elenita saiu porque é boba, feia, chata. E gorda. E gosta de discutir e defender sua opinião. E qualquer outro xingamento de 5ª série que você queira adicionar aqui.


Não sei sinceramente porque Elenita saiu. Não sei o real motivo. Assim como até hoje não entendi a saída de Tess, saída defendida pelos mesmos que clamam a presença da Lia no programa pelo jogo. Que espécie de jogo esse povo gosta de assistir? De jogadores que não sabem se devem se definir jogadores ou não, mas que o grande jogo é jogar com a inteligência do público? Eu não gosto de gente que ache que eu sou idiota e vou cair em qualquer discurso besta.


Como disse mais cedo no twitter, Elenita foi uma das únicas mulheres que passou pelo BBB e não me deixou com vergonha de ser mulher. Ela e Tess. Por serem normais e não terem vergonha disso. Elenita tem trauma por ser acima do peso? Tem. Imagine tudo o que ela já não ouviu por estar fora dos tais padrões de who. Tess tem trauma por ser magrela? Também tem. Eu já fui magrela que nem a Tess e sei como irrita brincadeiras com peso e olhares na rua. Comentário de mulher então. É sempre aquela critica de "Poxa, você podia ser modelo" + "Você não come não menina?! Tá muito magra!" com aquela pontinha de "Eu até que queria ser que nem você". Lembro um belo dia, no alto de meus 15 anos, meu 1m70 e meus 50kgs, quando passei mal por causa de minha hipoglicemia e desmaiei no shopping. Tive que ouvir um sermão da enfermeira sobre como ela detesta essa geração de meninas anorexas que não comem. Hello! Eu como! E muita besteira. Muita. Nunca dispensei um chocolate. Nunca dispensei um almoço. E hoje, 10kgs mais gorda do que há oito anos atrás, continuo desmaiando/passando mal pela falta de açúcar no sangue. E a anorexia, ondefica? O que não é o preconceito... (pré-conceito= opinião antes de se conhecer a respeito).


Mas em um país onde Geysi é Diva e Priscila foi a BBB que melhor representou uma mulher (oi?!), era mais do que fato comprovado que mulheres como Elenita e Tessália não agradariam. Afinal, por que torcer por mulheres que cruzariamos na rua, não é mesmo? Por que torcer por mulheres que primam pela inteligência antes da beleza? Por que torcer por mulheres independentes, que buscam seus ideais, que se preocupam sim com sua aparência mas não trocam isso por um bom papo? Vivemos em um país machista com mulheres machistas, e isso é o que mais enoja. Em pleno ano 2010 conseguimos ver em um programa como o Big Brother mulheres torcendo freneticamente pelo pior modelo de homem que já existiu e rejeitando espécies femininas que são o seu próprio espelho. Porque sim. Nossa população é feita de muito mais Elenitas e Tessálias do que de Lias e Priscilas. Mas como temos uma certa dificuldade de encarar o espelho, vale mais tentar quebrá-lo, por mais falta de sorte que isso possa trazer.


Eu confesso que não gostei de Elenita nos primeiros dias. A achei esnobe. Mas me dei ao direito de observar um pouco mais o programa para tentar entende-la. E ví que, por trás do tal doutorado, tinha um misto de mulher insegura com a maior segurança que existe. Assistir a Lena nas festas era o máximo. Ela se bastava. Dançava, se curtia, não precisava de ninguém. Nem olhava para os lados. Sabem a impressão que Elenita me passa? Da menina que foi rejeitada no colégio por não seguir os padrões das popzinhas e decidiu que venceria na vida por outros meios. Foi atrás, estudou, cresceu. E percebeu que, apesar de tudo, poderia agradar os outros inclusive com sua aparência. Mas aquela menina rejeitada na infância ainda estava lá, o que fazia com que a adulta fosse fragilizada. Nessa mora a segurança insegura. Lena é segura de si até a hora que alguém ousa discordar nisso. Balança com a menina frágil. Por isso se molda em sua inteligência, em sua postura, pois isso nunca foi fragilizado. Viajei um pouco, mas acho que deu para entender meu ponto.


Mas o que queria dizer é que no grande High School Musical que é o BBB, tiraram os nerds. Só sobrou o Michel. Que de ligado não tem nada, é nerd mesmo. Junto com ele temos o atleta bobão (Eliezer), a cheerleader boazinha (Cacau), o capitão do time mau (Cadu), a popular maquiavélica (Lia), a falsa puritana pop (Fernanda), o repetente que acha que sabe tudo mas continua mais inocente do que o bobão (Dourado), os descolados (coloridos), a nerd que acha que é pop (Anamara) e as meninas do ginásio que pagam pau pro colegial (torcida fanática de vocês sabem who). Como boa nerd que sou, torço para o nerd se dar bem e virar protagonista do musical. Com direito a versão para o cinema e populares se ferrando. E sonhar faz bem na terra dos duendes.


ps: CAI MUITA GAROA ATUALIZADO! já passou por lá?

16 comentários:

Mokka disse...

Aninhaa PERFEITO teu texto, as mulheres esquecem que Elenita e Tess são mulheres de verdade como eu, vc, minha mãe, prima, amiga! Essas são as verdadeiras representantes femininas e tiro o chapéu pra elas o/
bejoos!

Dani Fuller disse...

adorei tb.. já dei RT... uma pena q uma % bem pouca concorda conosco.

Anônimo disse...

DIVAS! TESSALIA, LENA E VC! =D

Tania Reis disse...

Adorei!!!!!!!!!!! Como mulher madura visto que já estou na flor da meia idade, fico feliz que mulheres jovens como Elenita e Tessália possam representar o universo feminino com tanta elegância e inteligência,além de vc é claro que estou acabando de conhecer!Voltarei mais vezes para desfrutar dessa delícia que é lê-la!!!!! Um forte abraço!!!

Inez disse...

Concordo com relação a Tess (gostava dela e tentei votar inutilmente pela permanencia dela no jogo). Discordo com relação a Elenita (além dos inumeros adjetivos de 5a série que vc citou eu vi maldade em algumas ações dela mas ela já saiu e não vou remoer isso).

Se o nerd que vc deseja que vire protagonista é o Michel então tendo a isso também mas por enquanto continuo na torcida pelo colegial repetente. Para vir a torcer pelo Nerd eu gostaria que ele tirasse um pouco o foco dele só da Lia (pois essa todos já sabem como joga) e enxergasse outras pessoas ali também e as tivesse como outras opções. Por enquanto o vejo muito inativo na posição comoda de vingador da Tess e só. Espero mais dele e talvez seja realmente ele que venha a crescer no futuro. Aguardando...

c.c. baxter disse...

sonho junto.

e sou mto mais elenita e tess tb.
mas a cláudia... é mto clichê gostar da cheerleader boazinha?

Anônimo disse...

Seu texto tá ótimo! Muito bom a comparação com a escola, descreveu exatamente aquilo que o BBB virou: adultos que por dentro são apenas adolescentes rotulados. Também torço pelo nerd, quem sabe ele irá quebrar os esteriótipos e mostrar para todos que inteligência é sim valorizada e que nada tem haver as aparências.

Jacoline disse...

Adorei o último parágrafo. Só mudaria a Maroca, que pra mim parece mais a interiorana que emergiu e anda colada nos populares maquiavélicos.

Parabéns pelo post!

Loli disse...

Clap clap clap, excelente texto!! Só me permita discordar de uma coisa: não acho que a Tessália e Elenita sejam espelhos das mulheres que torcem pras piores espécies de bbbs. Elas são melhores. O povo não aceita pessoas inteligentes, é isso que dá. Se tem alguma similitude da Lena com a torcida, pode ser só o tipo físico mesmo.

Zeno disse...

Aninha! Você tem 1,70m, 23 anos e 60 kg? E escreve essas coisas todas em seu blog? Apaixonei!!!

Beijos e parabéns pelo texto!

Ana Claudia disse...

Olha Aninha.... Na verdade acompanho pouco o BBB pela televisão e mais pelos blogs. Não acompanhei tanto quando a Tessalia estava na casa, mas vi mais quando a Lena ainda estava por lá e foi eliminada. E sempre tive comigo duas impressões em relação às críticas que faziam dela:
Uma em relação a forma como empregavam o titulo academico dela: doutora. Sempre notei uma conotação pejorativa, quase como mais um complemento ao gorda e chata! E claro, em uma terra onde estudar é passível de piada, onde os que matam aula, colam ou vivem na academia são os legais, ser doutora é uma afronta! E acho que isso também é culpa da forma como a Globo a identificou quando divulgaram os participantes! Eu sou veterinária e tenho mestrado, mas nem por isso me identificam como Mestre em Clínica Veterinária.
Outro ponto é justo o que vc citou em seu post. Eu não gosto de assistir filmes violentos, pois acho que já tem muita violência nos jornais, no mundo real... Então por que as pessoas vão querer ver celulite na TV, se todos os dias quando cada um se olha no espelho já enxerga quilos delas, fora as estrias! Realmente é uma afronta!!! E pude ver o tamanho da raiva de se ver no espelho, quando li um comentário, em algum canto que dizia: "até que enfim a suína saiu". Com certeza quem escreveu deve ter mais celulite e menos coragem que a Lena. Mas enfim, essa eh a nossa sociedade...
Beijo

Camilinha disse...

Perfeito.. como sempre!!!

Minha frase preferida foi de q o Brasil eh feito de mais Tess e Lenas q de Lias e priscilas.. Gracas a Deus neh??? Pq eh um pais de gte q pensa um pouco, q n vive do corpo, q se conhece e q batalha... (e n me vem dizer q a Pri batlahou horrores.. hehe)

Mas esse BBB ta mtoo louco.. cda dia uma coisa diferente.. so sei q espero q o nerd do Michel continue.. pq senao fica dificil de assitir... E serio.. quem diria q eu preferia ver a lider de torcida e o atleta na final?? Pois to preferindo.. pelo menos o jogo deles eh mais limpo...

Beijos!

Anônimo disse...

Aninha escreve sobre isso como se fosse uma seleção... se você for doutora, nerd, inteligente ou bonita... você não pode ter um corpo de Priscila ou de Lia.
Agora se você for gorda, extremamente magra, comum... você pode ser inteligente!
Não sei como isso pode ser aplaudido... sinceramente.
Você escreve bem, mas cai em contradição em tudo que diz.
Fala de preconceito se você própria é preconceituosa com as pessoas que cultuam o corpo, por exemplo... ou vai dizer que não reconhece a inteligência da Lia? Você pode detestá-la, mas ela tá fazendo o jogo pra se MANTER no programa, o total contrário do que sua querida Tessália fez, analisou geral (???) com o bobão do namorado, mas não agiu e ficou só no ora veja...
A Pri, teve esperteza pra se manter até o segundo lugar, isso se chama burrice? Por que uma mulher que tem sua sexualidade aflorada e é ,no linguajar popular, gostosa, não pode ganhar e ser exemplo? Não entendo... quer dizer que você tem que estar fora do padrão de beleza atual, pra ser comum? Existem todos os tipos de padrões, todos os tipos de gosto, tanto existe, que tá aí pro povo ver...
E na minha opinião, a Elenita morrei pela língua, falou, falou, falou... falou sobre os erros dos outros, mas errou mais que tudo... e o pior de tudo, cuspiu pra cima mesmo e o cuspi caiu na testa! Pediu pra sair, saiu, cometeu BBBcídio.

Tatch disse...

Aninha, mais uma vez gostei muito do seu texto e foi legal ler alguém falando do lado das magras. Tenho 1,70m e 50kgs e apesar de não me achar tão magra (sou bem distribuída) há seres que já me encheram muito a paciência por conta disso. Odeio rótulos e o BBB é nada mais q isso. Detestei as tribos, meu Deus, uma pessoa não tem q necessariamente se encaixar em um padrão. Eu, por exemplo, sou uma mistura de muita coisa. Sempre fiz aulas de dança, portanto me encaixava nos populares da escola, mas também me identifico com os nerds. Já fui xingada na escola por ter as melhores notas. É tudo muito relativo, não dá pra ficar rotulando as pessoas. Confesso q no BBB não ia com a cara nem da Tessália nem da Elenita, no começo. Achava a Tessália blasé e a Elenita chata - como fiz Letras, ela me lembrava aquele povinho que eu não gostava na faculdade - com o tempo, comecei a gostar dela e não queria que ela saísse. Desculpe pelo comentário testamento.

Devil Inside disse...

Parabéns pelo texto! Muito bem escrito, apesar de discordar de alguns dos seus pontos de vista.

Normalmente eu tenho uma inclinação a gostar de pessoas inteligentes e estudiosas (talvez por ser assim - geeks rocks!). Só que Elenita me causa uma verdadeira repulsa por um motivo bem simples: ninguém duvida da inteligência da Elenita, nem da sua capacidade, exceto ela mesma. É a tal segurança insegura de que você falou.

Essa minha aversão se dá porque ela faz o que eu considero certo pelos motivos errados. Explico: em tudo o que eu vi dela no programa, ficou muito claro que as escolhas dela são tomadas não exatamente porque ela gosta ou decidiu algo (como Tessália), mas sim pela mágoa de não se encaixar. Ficou muito claro pra mim que, se ela fosse aceita, nunca teria a preocupação de estudar, pesquisar, etc.

É por isso que ela não representa alguém que gosta de estudar e de nerdices em geral porque... estudo e nerdices em geral são legais!

Anônimo disse...

É um alívio ler argumentos consistentes, análises fundamentadas e que possuem bom senso e lógica... Pena que a leitura é para poucos. Coisa boa infelizmente não atinge a massa... Coisa ruim dissemina com uma facilidade assustadora. Tipo vírus... rs

Parabéns! Taí um blog que dá gosto de ler.

Bjos!

Pri.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Informações

Todas as imagens que aparecem no site são reproduções de outros sites e o Cai Muita Chuva não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no Cai Muita Chuva entre em contato e ela será removida.

Atenção

Cai Muita Chuva é um site de entretenimento e humor. A reprodução do conteúdo do site é permitida, com os devidos créditos. Se tiver alguma dúvida entre em contato com caimuitachuva@gmail.com.

Por ser um blog de humor, as postagens contém ironia e sarcasmo. Não leve as piadas a sério.


Manifeste-se

Dúvidas, sugestões, reclamações, elogios, xingamentos, envios de virus ou informações, caimuitachuva@gmail.com
Blogger Template Papo De Garota